Visite São Brás de Alportel!

Capela de Alportel

Localização:
Sítio do Alportel
Contactos:
Email:

A construção da capela de S. José, no sítio do Alportel, iniciou-se nos finais do século XIX e, por razões pastorais, nunca foi aberta ao público. Serviu para várias finalidades, algumas pouco dignas, até que em 1919, foi reconstruída para o culto religioso.

Foi benzida no dia 9 de Outubro de 1920 pelo Prior Passos Pinto e, no dia seguinte, a povoação assistiu à sua primeira missa com a presença de destacados membros do clero algarvio, entre eles o próprio bispo, D. Marcelino Franco. Apresenta nave única e capela-mor retangulares e ostenta uma fachada que se caracteriza pela sua grande sobriedade, realçando-se os vãos emoldurados e o frontão triangular. No seu interior existe uma imagem de São Brás, do século XVIII, que segundo a tradição popular, mostrou inequivocamente o seu desagrado através de vários expedientes, quando alguém intentou transferi-la para a Igreja Matriz situada na sede do Concelho.

Hoje, o sítio do Alportel articula-se entre o adro da Igreja e o largo central popularmente conhecido pela Venda Nova. Deste curto troço de via, subsiste a memória de uma intensa actividade comercial que, de certa maneira, subsiste nos nossos dias.