Visite São Brás de Alportel!

Passo da Paixão

Município de São Brás de Alportel:
Rua Victorino Passos Pinto
Contactos:
turismo@cm-sbras.pt
Email:
289 840 210

Integrado numa tradição fortemente implantada na região algarvia, o Passo da Paixão, que terá sido construído, provavelmente, na primeira metade do século XVIII, ostenta um frontão setecentista, cujos trabalhos em massa são característicos do Barroco.

O Passo da Paixão pertence ao antigo percurso da Procissão do Senhor dos Passos. Esta manifestação religiosa deve ascender aos finais do século XVI, sendo um dos acontecimentos mais importantes do panorama religioso, que se perpetuou até aos nossos dias, realizando-se na Quaresma, período em que era tradição enfeitar o Passo, com muitas flores. Marca de fé e espiritualidade, o Passo da Paixão constitui uma forma visível e silenciosa de proclamar a Morte de Jesus Cristo e representa a Via-sacra de Jerusalém, simbolizando um passo da paixão de Cristo.


Visitas Guiadas

A Câmara Municipal disponibiliza visitas interpretadas ao Centro Histórico de São Brás de Alportel, gratuitamente, de 3.ª e 5.ª feira, durante a manhã.

Faça a sua marcação através do tel. 289 840 210, através do email: turismo@cm-sbras.pt ou dirigindo-se ao Centro de Artes e Ofícios, onde se encontra o Ponto de Informação Turística Municipal,  na Rua Dr. Vitorino Passos Pinto, n.º 3.