Visite São Brás de Alportel!

Igreja Matriz de São Brás de Alportel

Município de São Brás de Alportel:
Largo Bispo Gomes do Avelar (Largo da Igreja) , 8150-149 São Brás de Alportel
Contactos:
289 842 125
Email:
paroquiasbalportel@sapo.pt

As origens deste templo remontam, provavelmente, ao séc. XV. No entanto, só nos princípios do século seguinte surgem as primeiras referências documentais, referindo o Visitador da Ordem de Santiago em 1518 “que os fregueses e moradores da dita Igreja a fizeram e edificaram de novo”. Em 1554, foi reedificada, passando a ter três naves e cinco tramos, com arcarias plenas assentes em colunas de cantaria com capitéis toscanos.

O terramoto de 1755 causou-lhe danos consideráveis. Uma nova campanha de obras ocorreu em 1799, acrescentando-se mais um tramo e construindo-se um novo frontispício. Em 1875, efectuou-se o último acrescentamento deste templo. Desta vez destruiu-se a capela-mor levantando-se um largo transepto, uma nova ousia, sacristia e diversas arrecadações.

O portal lateral de acesso ao exterior, situado no lado do evangelho, é de calcário e destaca-se o desenho da moldura, ao gosto tardo barroco com lacrimais nas ombreiras e verga arqueada, rematada por um friso interrompido, é o testemunho da campanha executada após o terramoto de 1755. De realçar o eixo marcado pelo portal de entrada, pelo janelão com remate triangular e por um expressivo frontão que se insere no barroco tardio, onde pontuam, entre outros elementos, as urnas funerárias.

No baptistério encontra-se um retábulo em mármore, que segue o formulário neoclássico. Trata-se de um exemplar de grande qualidade e pouco frequente na região algarvia, pois são raros os retábulos em mármore.

Na capela-mor estão colocadas quatro telas seiscentistas pintadas, numa delas está representada a Santíssima Trindade. Digno de nota são três esculturas que representam o arcanjo São Miguel, São Libório e Santa Eulá1ia, todas seiscentistas. O templo encontra-se enquadrado num agradável jardim em socalcos.


Visitas Guiadas

A Câmara Municipal disponibiliza visitas interpretadas ao Centro Histórico de São Brás de Alportel, gratuitamente, de 3.ª e 5.ª feira, durante a manhã.

Faça a sua marcação através do tel. 289 840 210, através do email: turismo@cm-sbras.pt ou dirigindo-se ao Centro de Artes e Ofícios, onde se encontra o Ponto de Informação Turística Municipal,  na Rua Dr. Vitorino Passos Pinto, n.º 3.